quinta-feira, 24 de março de 2011

Tropa de Elite- José Padilha

José Padilha
Diretor- 
1987 — 2000: Produtor e Roterista
2002 — 2005: Documentarista
2006 — 2010: Tropa de Elite e auge da carreira
2011 — presente

José Padilha é um cineasta, documentarista e produtor cinematográfico brasileiro
Nasceu em 1 de agosto do ano de 1967 no Rio de Janeiro.
Seu primeiro longa-metragem como diretor, Ônibus 174 tenta reconstituir um episódio violento do Rio de Janeiro, o sequestro de um ônibus que terminou em tragédia.
Em 2007 lançou Tropa de Elite, sua primeira ficção. O filme, que foi pirateado quase dois meses antes da estréia, ganhou grande repercussão e estima-se que 11 milhões de pessoas tenham assistido ao DVD pirata. Nos cinemas, o filme conquistou o maior número de espectadores no Ranking nacional 2007. Em 15 de fevereiro de 2008 ganhou o Urso de Ouro, em Berlim, por Tropa de Elite.
Em 2010 lançou Tropa de Elite- O inimigo agora é outro. O filme já é considerado o maior sucesso de bilheteria no cinema brasileiro.

Tropa de Elite - O Filme
O filme se passa em 1997 na cidade do Rio de Janeiro, época da visita do papa João Paulo II.
        O filme tem como tema a violência urbana do Rio de Janeiro e ao mesmo tempo, mostra a corrupção da polícia militar. O protagonista (Wagner Moura) é o capt. Nascimento, ele e seu esquadrão foram os designados para a proteção do papa, porém Nascimento está planejando deixar o batalhão pelo motivo de seu stress e de sua família.
        Antes de deixar o batalhão, Nascimento tem de achar um substituto para seu cargo, daí aparecem os aspirantes Neto Gouveia e André Matias, que tentam ingressar no batalhão e tem o objetivo de acabar com a corrupção da PM do Rio de Janeiro e o tráfico de drogas nas favelas do Rio.
        O filme ganhou vários prêmios, entre eles o Urso de Ouro do festival de Berlim e o grande premio vivo do cinema brasileiro.

Fontes:













César Tatto  nº5   9ºG

Nenhum comentário:

Postar um comentário